Eu lembro bem quando eu aprendi a ler, mas lembro mais ainda como eu me sentia antes de conseguir fazer isso. A primeira vez que eu abri um gibi eu fiquei maravilhada com aquelas imagens cheias de balões que contavam histórias, mas frustrada por não entender os diálogos ali escritos. Aquelas lindas figuras que ilustravam a história de animaizinhos no meio da floresta me encantavam e eu queria saber o que eles estavam falando uns aos outros. Certa vez, com um pouco mais de um metro de altura, na barra saia da minha mãe, resolvi pedir para que ela lesse para mim; e com o rosto triste e cabisbaixo ela me disse:
- Minha filha, eu não sei ler...
Infelizmente, minha mãe teve uma infância difícil e acabou não indo a escola. Com isso, não tinha ninguém que pudesse ler para mim e a partir daí meu interesse por aprender a ler aumentou ainda mais. Todos os dias eu folheava os gibis esperando que como num passe de mágica, em algum momento eu conseguisse juntar as letras e entender as palavras. Isso não aconteceu dessa forma, mas com alguns meses na escola, juntando uma sílaba aqui e outra ali, eu aprendi a ler. E muito rápido, por sinal! Mas, vamos a parte em que os livros me salvam?
Ainda na infância, comecei a viver um contexto de vida que para qualquer ser humano seria difícil, mas para uma criança, foi devastador. Até hoje eu não conseguia nomear o que eu passei, até que alguém me disse indiretamente que o que eu sofria era abuso. Este verbo significa fazer um uso incorreto, excessivo, injusto, impróprio ou indevido de algo ou de alguém e no contexto desse verbo eu vivi por muitos anos. Além de todos os detalhes que prefiro não expor, eu vivia sob constante estado de terror e não tinha amigos nenhum; mal podia me aproximar afetivamente e muitas vezes fisicamente de pessoas que eu amava, o que tornava tudo mais difícil de suportar. Como uma boa criança, eu me refugiava na arma mais poderosa que uma criança pode ter: a imaginação. Mas até para uma criança, a imaginação precisa de combustível para fluir e como uma criança que vivia em meio a profundos e diversos tormentos, eu posso dizer que a angústia e a dor que eu sentia acabavam sendo mais fortes e eu parei de imaginar. Para quem tem fé, vai acreditar que Deus foi tão bondoso comigo, que me deu uma rota para me aliviar do meu sofrimento e o nome dessa rota foi "a generosidade de alguém". E o que esse alguém tem a ver com a história em que os livros me salvam?
Um dia, meu pai e eu estávamos na rua quando uma mulher nos abordou e nos disse que havia muitos livros na sua casa e que estava doando todos eles. Em sua grande maioria, livros de literatura infantil. Meu pai aceitou e se prontificou a buscar os livros que ela tinha pra doar. Ele voltou com um grande saco plástico que carregava dezenas de livros. Fiquei muito animada. Aquilo era algo novo e eu queria descobrir esse universo tão mágico da leitura. Eu só não imaginava o quão poderoso isso seria para mim. Em muitos momentos sozinha, eu lia e relia livros que definitivamente me transportavam da minha cruel realidade para um mundo tão lindo e mágico de histórias que me faziam naquele curto momento de leitura parar de sentir a constante dor que acompanhava a minha alma, para sentir alívio e alegria. Muitas vezes, eu esquecia quem eu era para apenas poder ser o personagem que vivia uma história que eu queria viver. E lendo, eu vivia. Uma, princesa, uma rainha, uma garotinha cheia de amigos e uma fada que tinha ideias. "A fada que tinha ideias" havia se tornado o meu livro favorito e muitas e mutias vezes eu o lia pensando em como aquela fada era corajosa e inteligente da maneira como eu queria ser. Tudo era mais leve e divertido no mundo dessa fada. Os livros eram o meu pequeno refúgio; me tornaram mais forte, mais inteligente e me deram uma oportunidade de crescer. A proximidade com os livros, me fez me destacar na escola e por essa razão muitos caminhos lindos foram abertos para mim. Eu cresci tendo a escola como o melhor lugar do mundo e a biblioteca era onde eu passava grande parte do meu tempo.
Não posso dizer que os livros foram os meus principais heróis. Eu tenho muitos outros heróis na vida. Porém, dentro da minha longa história formada por milhares de peças de quebra cabeças, os livros foram uma das pequenas peças que me salvaram. Acredito que todo autor de livro, ou até mesmo quem nunca escreveu um livro, mas escreve, deve saber que isso pode salvar alguém. Gosto de escrever pensando nisso. Quando eu escrevo, eu penso naquela garotinha de 8 anos de idade, que viu na história escrita por um autor, um encontro com a paz. Eu escrevo pra ela.
Que história linda. Minha mãe é professora, então eu sempre tive muito incentivo para ler, mas minha vó sabe ler muito pouquinho e lembro dela me falando que adoraria ler todas essas histórias incríveis. Ler é maravilhoso e com certeza muda muitas vidas como mudou a sua.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Verdade Monique!
ExcluirQue maravilha você ter crescido com esse incentivo!
Tenho certeza que fez grande diferença na sua vida.
Beijos e obrigada pela visita!
Ai que lindo esse depoimento!
ResponderExcluirOs livros me salvaram também, mas foi de outra forma...
Beijos
Balaio de Babados
Oi Lu! Fiquei curiosa pra saber como os livros te salvaram.
ExcluirQuem sabe você não conta no seu blog em alguma publicação hein?
Eu ia adorar ler.
Beijos e obrigada pela visita!
Que história mais linda. Assim aconteceu comigo, uma vez uma tia minha doou tantos gibis, que me senti a criança mais rica (de leitura) da face da terra. Era surreal! Como se fosse um sonho realizado. <3 Mas sempre me incentivaram a ler, pois minha mãe é professora, então sempre estive em meio a livros! Mas infelizmente a falta de tempo me fez estagnar, e agora que estou voltando aos poucos. <3
ResponderExcluirnicenessbeauty.com
Aí, que amor!
ExcluirTambém diminuía muito minha leitura devido da tempo e outras prioridades. A faculdade consome bastante. Hahaha
Beijos! Obrigada pela visita! Estarei retribuindo em breve!
Oi Hozana,
ResponderExcluirOs livros também me salvaram e ao ler seu post fiquei arrepiada porque é muito mágico ver a força que os livros nos dão.
Fico feliz que você tenha encontrado a felicidade neles.
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/?m=1
Oi Alessandra!
ExcluirQue bom saber disso! Seria muito bom saber a sua história com os livros. Se um dia compartilhar, me chama pra ler.
Beijos e obrigada por sua visista!
Que lindo ♥
ResponderExcluirÉ incrível como algo, principalmente algo relacionado a arte pode nos salvar né?
No meu caso foi a música, é algo que está sempre comigo e me ajuda em todos os momentos.
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Oi Valéria!
ExcluirA música também me salvou, mas essa é outra parte da história. hahaha Por isso que termino dizendo que tive muitos heróis.
Beijos e obrigada pela visita.
Que história mais linda, sério. Minha mãe sempre comprou muitos livros para mim quando eu era pequena e isso me proporcionou muitas memórias boas!
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com
Que maravilha, Kaila! Esse estímulo é muito bom.
ExcluirBeijos e obrigada pela visita!
Olá, Hozana.
ResponderExcluirQue lindo me emocionei aqui porque quase tudo o que escreveu aconteceu comigo. Meus pais são quase analfabetos e os livros foram a salvação minha e deles também. E as pessoas não entendem porque amo tanto ler.
Prefácio
Oi Sil,
ExcluirConta a sua história também! Vou amar ler!
Beijos e obrigada pela visita!
Meu Deus que lindo. Lamento muito pelo seu sofrimento, mas graças a Deus você encontrou um escape que te fez se sentir melhor e te ajudou a se tornar essa mulher forte e inteligente.
ResponderExcluirCharme-se ♡
Obrigada Si!
ExcluirBeijos e obrigada pela visita!
Que história inspiradora, a mim foi a música. Sempre tive gosto pela leitura e também aprendi muito com a mesma!
ResponderExcluirBeijinhos,
https://damselme.blogspot.com/
Que legal Andreia!
ExcluirObrigada pela visita! Beijos!
Gostei! Inspirador ;)
ResponderExcluirO Planeta Alternativo
Obrigada! :)
ExcluirOi, Hozana
ResponderExcluirQue lindo e emocionante relato. E emociona mais ainda porque lendo os comentários a gente vê o quanto a leitura foi importante na vida dessas pessoas também. Eu também fui salva pela leitura de uma infância e adolescência difícil, onde sofria muito bullying (bullying pesado) onde chegava ao ponto de eu não querer sair de casa, onde eu questionava o meu valor e os motivos pelos quais eu existia. Mas o importante é que fomos salvas... com umas das melhores formas possíveis.
Beijos
- Tami
https://www.meuepilogo.com
Oi Tamires!
ExcluirFico muito feliz de ver que muitas pessoas que tiveram contextos parecidos o diferentes, mas difíceis como o meu, tiveram essa parte mágica da leitura ou até outros tipos de heróis fazendo diferença.
Sinto muito pelo que você passou. Se um dia contar sua história, me convida pra ler tá bem? Eu vou adorar!
Beijos e obrigada pela visita.
Que linda a sua história com a leitura. Espero que esse amor dure para sempre. Gostei muito do texto e de como você se expressou nele.
ResponderExcluirBom final de semana!
Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram
Voltamos do hiatus com bons conteúdos.
Até mais, Emerson Garcia
Obrigada! Que bom que voltaram do hiatos!
ExcluirAté a próxima!
Que história linda a sua. Seu relacionamento com a leitura é incrível! Espero que você nunca esqueça essa garotinha que foi um dia, curiosa pelas letras e saber o que formam. Ler é algo inexplicável que só se entende lendo mesmo. =)
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Obrigada Hanna! Ler é maravilhoso mesmo!
ExcluirBeijos!!
Olá,
ResponderExcluirQue linda e também triste sua história. Inspirador, aliás, em vista que muitos ainda não acreditam no poder da leitura. Eu lia o que era obrigatório na escola, mas meu apego e paixão veio mesmo quando comecei a ter problemas em me estabilizar em um emprego. Salvou meu emocional completamente. Sinceramente, não sei se estaria viva pra te contar isso, se não fossem os livros que cruzaram meu caminho nessa época.
até mais,
Canto Cultzíneo
Olá Nana,
ExcluirFico muito feliz de saber que os livros te salvaram (literalmente).
Muito obrigada pela visita e também compartilhar um pouco da tua história.
Beijos!
Que história incrível, fico impressionada com a capacidade que os livros tem em salvar tantas pessoas de situações difíceis como essa!
ResponderExcluirwww.estante450.blogspot.com
Também fico, Cássia!
ExcluirBeijos e obrigada pela visita!
Obrigada por compartilhar uma história que esbarra em momentos tão dolorosos da sua vida. Eu fico feliz porque acho que o seu post faz com que nós, leitores, pensemos em algo que nos parece tão trivial: abrir um livro e lê-lo. É bacana quando um post nos tira do piloto automático.
ResponderExcluirUm beijo,
Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
Algumas Observações
Projeto Escrita Criativa
Obrigada você, por trazer carinho nas palavras.
ExcluirBeijos!
Oi Hozana, tudo bem?
ResponderExcluirQue história linda e tocante. Que bom que você encontrou força nos livros.
Eles foram meus amigos próximos desde criança, o meu carinho por eles é enorme.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Tudo bem sim, Prih!
ExcluirQue bom que gostou da história.
Beijos e obrigada pela visita!
Oie,
ResponderExcluirLindo depoimento. Achei sua história tão marcante. Tem certas coisas que acabam sendo nossa inspiração e até mesmo certas muletas para passar por momentos difíceis.
Bjs e um bom fim de semana!
Diário dos Livros
Siga o Instagram
Concordo com tudo o que você disse.
ExcluirBeijos e obrigada pela visita!
Nossa, que texto mais lindo. E que história triste! :(
ResponderExcluirSinto muito mesmo por tudo que passou, e imagino que não deva ser fácil falar sobre isso aqui, abertamente, para que todos possam ler.
Mas eu admiro sua coragem em falar sobre, e em nos mostrar o quão forte você conseguiu ser, apesar de tudo, e o quanto os livros foram importantes nesse processo.
Bjus ♥
Início de Conversa
Oi Janaina,
ExcluirObrigada pelo carinho e pela visita.
Beijos!
Ah, aqui deu para entender um pedacinho a mais de sua história com os livros e a escrita, como um quebra-cabeça que vai se montando...
ResponderExcluirBeijos e vamos nos lendo!
História bonita, porém triste. Não lhe conheço e pelo que seu texto indica você está livre fisicamente desses abusos e fico muito feliz por isso
ResponderExcluirDe fato, os livros salvam pessoas todos os dias de diversas formas
Deve ter sido incrível receber esses livros de doação e ver neles o seu refúgio
Beijos,
Kemmy - Duas Leitoras